terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vamos falar de Metal ;)

Biografia - Symphony X

Symphony X é uma banda americana de metal progressivo formada em Nova Jérsei em 1994 pelo guitarrista Michael Romeo.

História

Em abril de 1994 nos Estados Unidos de Nova Jérsei o guitarrista Michael Romeo, aproveitando o sucesso de seu demo solo The Dark Chapter resolveu montar uma banda. O primeiro membro a integrar-se foi o baixista Thomas Miller, com quem Michael já havia trabalhado muito nos últimos dez anos. A dupla então chamou para o conjunto o baterista Jason Rullo, o vocalista Rod Tyler e o tecladista Michael Pinella.
Gravaram seu primeiro álbum Symphony X nos meses de agosto e setembro de 1994. Sendo lançado no Japão em dezembro do mesmo ano. Não foi feita nenhuma turnê para divulgação desse álbum devido ao fato da banda ter lançado o primeiro álbum no fim do ano e logo depois já ter entrado em estúdio novamente para a gravação do segundo disco, ou seja, não houve tempo para uma turnê.
No começo de 1995, o vocalista Rod Tyler abandonou a banda durante as gravações do segundo álbum, The Damnation Game. Russell Allen assume então os deveres vocais. Apenas oito meses após o álbum de estréia, o Symphony X lança seu segundo disco. Também não foi feita nenhuma turnê para promover o álbum, pois a banda preferiu descansar o resto do ano, visto que tinham gravado os 2 álbuns seguidamente e sem quase nenhum descanso.
Já no final de 1996 a banda voltou ao estúdio para começar a gravar seu terceiro álbum The Divine Wings of Tragedy. Iniciou-se depois o trabalho para o sucessor de The Divine Wings of Tragedy. No final de 1997, pouco antes de iniciarem as gravações, o baterista Jason Rullo deixou a banda e foi substituído por Thomas Walling.
Após o lançamento de Twilight in Olympus, a banda fez turnê na Europa, mas Thomas Wailing, o novo baterista e Thomas Miller, o baixista não puderam excursionar pelo continente. O ex-baterista Jason Rullo decidiu voltar para a banda.
Ao voltar para os Estados Unidos foram feitas várias audiências para escolher o substituto definitivo de Thomas Miller, o que resultou na estrada de Mike LePond. Também em 1998, um mês depois do lançamento de Twilight in Olympus, ocorreu o lançamento do álbum Prelude to the Millennium, uma coletânea reunindo os clássicos da banda.
Em 1999 o Symphony X entra novamente em estúdio para gravar o próximo álbum, lançado no ano seguinte. V: The New Mythology Suite. Foi durante a turnê na Europa do mesmo, que houve a gravação do primeiro disco ao vivo da banda, o duplo Live on the Edge of Forever, lançado em 2001. Em 2002 deu-se o lançamento de novo álbum do Symphony X, The Odyssey, com sua faixa título de mais de 24 minutos.
Após cinco anos longe dos estúdios, o Symphony X lança o seu oitavo álbum, Paradise Lost, com lançamento em 26 de Junho de 2007. Em 2011, espera-se que o grupo lance o seu oitavo disco, Iconoclast, cujas letras terão como tema "máquinas dominando tudo e a tecnologia em que nós colocamos nossa sociedade sendo nossa morte".

Integrantes

Formação atual
Russell Allen - vocal (1995–presente)
Michael Romeo - guitarra (1994–presente)
Michael Pinnella - teclado (1994–presente)
Michael Lepond - baixo (2000–presente)
Jason Rullo - bateria (1994–1998, 2000–presente)

Ex-membros

Rod Tyler - vocal (1994)
Thomas Miller - baixo (1994-2000)
Thomas Walling - bateria (1998-2000) 

                 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário